LITERATURA /

VENTILAÇÃO INDUSTRIAL E CONTROLE AMBIENTAL

+ ARRANJO CONSTRUTIVO | VENTILADOR

Arranjo Construtivo de Ventiladores

+ POSIÇÃO CONSTRUTIVA | VENTILADOR

Posição Construtiva de Ventiladores

+ VIBRAÇÃO | VENTILADOR

Velocidade Vibracao ISO10816

+ CONSTRUÇÃO ANTI-FAÍSCA | VENTILADOR

A aplicação de ventilador pode envolver a manipulação de partículas potencialmente explosivas ou inflamáveis, fumos e vapores. Tais aplicações requerem uma consideração cuidadosa de todos os componentes do sistema para garantir o tratamento seguro do fluxo de gás. A norma AMCA limita-se apenas ao ventilador instalado no sistema e contém orientações para os fabricantes e usuários, como um meio para estabelecer os critérios de construção. O método de construção e escolha das ligas é de responsabilidade do fabricante, no entanto, o cliente deve aceitar o tipo e projeto com total conhecimento do risco potencial e o grau de proteção requerido.

Classe A: todas as partes do ventilador em contato com fluído devem ser executadas em material não-ferroso. Também devem ser tomadas medidas para assegurar que o rotor, rolamentos e eixo estejam adequadamente montados evitando o deslocamento axial causando assim contato com partes estáticas.

Clase B: o ventilador deve ter rotor e não-ferroso assim como o selo de vedação na passagem do eixo pela carcaça. Algumas peças como cubo e eixos, podem ser executados em material ferroso desde que sua construção e instalação não permita o contato com outras partes em material ferroso. Também devem ser tomadas medidas para assegurar que o rotor, rolamentos e eixo estejam adequadamente montados evitando o deslocamento axial causando assim contato com partes estáticas.

Clase C: o ventilador deve ser construído de tal forma que diante de um deslocamento do conjunto girante, peças em material ferroso não entrem em contato. Também devem ser tomadas medidas para assegurar que o rotor, rolamentos e eixo estejam adequadamente montados evitando o deslocamento axial causando assim contato com partes estáticas.

Observações:

1) Os rolamentos, componentes de acionamento ou dispositivos elétricos podem ser instalados no fluxo do dás, deste que sejam construídos ou fechados de tal modo que a falha de um componente não sirva como ignição no fluxo do gás.

2) O equipamento deverá ser aterrado devidamente conforme recomendações e norma vigente.

3) O material não ferroso aplicado na construção de partes e peças do equipamento devera ter menos de 5% de ferro em sua composição, ou utilizar qualquer outro material que demonstre capacidade de resistência a faísca.

4) A utilização de ligas de alumínio merece uma atenção especial quanto a possibilidade de ataque quimico pelo fluído e/ou contaminação por particula de material ferroso.

+ NORMAS

ABNT: Brazilian Technical Standards Association, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica normas para uma ampla variedade de tópicos. Com sede no Rio de Janeiro, Brasil, a ABNT é a organização nacional de normas do Brasil e representante do país na Organização Pan-Americana COPANT e nas associações internacionais ISO e IEC. Por intermédio dessas associações, as normas da ABNT são sincronizadas com o resto do mundo.
www.abnt.org.br


AMCA: The Air Movement and Control Association International, Inc., é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica  normas para a indústria de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar. Com sede próximo a Chicago, Estados Unidos, a AMCA representa mais de 300 membros em todo o mundo, cerca de metade fora dos Estados Unidos. Além do desenvolvimento de normas AMCA, a associação supervisiona um International Certified Ratings Program, com mais de quarenta instalações de testes para garantir a conformidade com as normas AMCA. A associação também atua como administradora do TAG dos EUA (United States Technical Advisory Group) da ISO/TC 117 (International Organization for Standardization/Technical Comittee).
www.amca.org


ANSI: American National Standards Institute, Normas Americanas Internacionais para outras indústrias de diversas organizações de desenvolvimento, exceto Segurança e Saúde.
www.ansi.org


ARI: Air-Conditioning and Refrigeration Institute, Normas que abrangem assuntos referentes às indústrias de ar condicionado, refrigeração e aquecimento.
ww.techstreet.com/info/ari


ASA: Acoustical Society of America, Acoustical Society of America, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica normas sobre acústica, choques mecânicos, ruídos e outros temas relacionados. Sediada próximo à Cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, a ASA é composta por cerca de 7.000 membros e é membro-fundador do Instituto Americano de Física. A Sociedade também atua como administradora dos TAGs dos EUA (United States Technical Advisory Group) da ISO/CT 43 e 108 (International Organization for Standardization / Comitê Técnico) e de vários subcomitês dentro dos de cada uma delas.
www.acousticalsociety.org


ASHRAE: American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, Inc., American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica normas para a indústria de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar. Com sede em Atlanta, Estados Unidos, a ASHRAE é uma sociedade internacional com mais de 50.000 membros. As normas ASHRAE são difundidas pelo sua forte envolvimento em Washington DC e por sua grande variedade de eventos internacionais. A ASHRAE também atua como administradora dos TAGs dos EUA (United States Technical Advisory Group) das ISOs/CT 86, 142, 180 e 205 (International Organization for Standardization / Technical Committee) e muitos dos subcomitês para as ISO/CT 86 e 180.
www.ashrae.org


ASME: American Society Of Mechanical Engineers, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica centenas de normas sobre o projeto adequado, construção e teste de muitos dispositivos mecânicos, assegurando a previsibilidade na produção a confiabilidade no uso. Com sede em Nova Iorque, Estados Unidos, as normas ASME chegam a mais de 100 países, com membros contribuintes localizados ao redor do mundo. A ASME atua como um importante conselheiro apartidário para o governo dos Estados Unidos sobre questões de política pública referentes à tecnologia e energia, bem como a relevantes financiamentos e educação. A Sociedade também atua como administradora dos TAGs dos EUA (United States Technical Advisory Group) de muitas ISOs/TCs (International Organization for Standardization / Technical Committee) e seus subcomitês.
www.asme.org


ASSE: The American Society of Safety Engineers, American Society of Safety Engineers, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica normas com foco na proteção de pessoas e seus bens, bem como do meio ambiente. Com sede em Des Plaines, Estados Unidos, a ASSE consiste em mais de 32.000 membros. A Sociedade também atua como administradora do TAG dos EUA (United States Technical Advisory Group) da ISO/PC 262 (International Organization for Standardization / Project Committee).
www.asse.org


ASTM International, fundada como a American Society for Testing and Materials, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica cerca de 12 mil normas técnicas, que abrangem os procedimentos de teste e classificação de materiais de todo tipo. Com sede em West Conshohocken, Estados Unidos, as normas ASTM são utilizadas em todo o mundo. Com mais de 30.000 membros, que representam 135 países, a ASTM também atua como administradora dos TAGs dos EUA (United States Technical Advisory Group) para uma enorme quantidade de ISOs/TCs (International Organization for Standardization / Comitê Técnico) e de seus subcomitês.
www.astm.org


AWS: American Welding Society, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica normas que se aplicam a soldagem e suas respectivas disciplinas. Com sede em Miami, Estados Unidos, as normas AWS são distribuídas pelos mais de 65.000 membros em todo o mundo, dos quais uma parcela significativa está localizada dentro dos Estados Unidos. A AWS está fortemente envolvida em iniciativas educacionais, com muitas conferências ao redor
do mundo, bolsas de estudo para estudantes e uma ampla variedade de cursos. A AWS também atua como administradora dos TAGs dos EUA
(United States Technical Advisory Group) das ISOs/CTs 44 e 167 (International Organization for Standardization/Technical Comittee) e de muitos dos subcomitês da ISO/TC 44.
www.aws.org


CEMA: Conveyor Equipment Manufacturers Association, aspira a ser a Associação da Indústria representante dos principais fabricantes norte-americanos e designers de sistemas de equipamentos transportadores e acessórios. A CEMA pretende continuar a ser considerada como recurso para normas de segurança dimensional e de aplicação de transportadores. A CEMA promove ativamente as capacidades de seus membros em todo o mundo. A CEMA possui como membros empresas que fabricam equipamentos transportadores(Membros Fabricantes), ou empresas de engenharia que especificam o equipamento transportador (Membros Técnicos), e que têm uma presença nos Estados Unidos, Canadá e México - (NAFTA). Sua finalidade é promover, entre os seus membros e na indústria, a padronização da produção e aplicação de design a título voluntário e de forma que não impeça o desenvolvimento de máquinas e peças componentes de transportadoras ou diminua a concorrência. Ela também coleta, mensalmente, estatísticas da indústria e aborda todas as questões de interesse para a sociedade, tais como a segurança de transportadores.
www.cemanet.org


CGA: Compressed Gas Association, Inc, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica normas relacionadas com equipamentos e cadeia de suprimentos utilizados na indústria de gás comprimido. Com sede próximo a Washington, DC, Estados Unidos, as normas CGA foram adotadas por órgãos governamentais nos Estados Unidos e Canadá. As normas CGA são acordadas por mais de 125 empresas associadas contribuintes em todo o mundo. A CGA também atua como administradora dos TAGs dos EUA (United States Technical Advisory Group) das ISOs/CTs 58, 197 e 220 (International Organization for Standardization / Technical Committee) e muitos dos subcomitês para a ISO / TC 58.
www.cganet.com


DIN published standards, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica normas para uma ampla variedade de tópicos. Com sede em Berlim, Alemanha, o DIN é organização nacional de normas da Alemanha, que representa o país na CEN Europeia e na ISO Internacional e IEC. Com cerca de 26.000 membros e por meio dessas associações, as normas DIN são sincronizados com o resto do mundo.
www.din.de


Instrument Society of America, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica normas de orientação no campo da automação industrial. Com sede próxima a Raleigh, Estados Unidos, as normas ISA estão espalhadas por todo o mundo por seus 30.000 membros, localizados em aproximadamente 100 países. Além de desenvolver normas ISA, a ISA também executa dois programas de certificação e oferece uma gama de oportunidades educacionais.
www.isa.org


International Organization for Standardization, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica normas de praticamente de os tipos possíveis, variando de normas para tecnologia da informação à dinâmica de fluidos e energia nuclear. Com sede em Genebra, na Suíça, a ISO é composta de 162 membros, cada um como o único representante de seu país de origem. Como a maior desenvolvedora e editora de normas do mundo, a ISO cumpre o papel vital de meio de acordo entre os desenvolvedores individuais de normas, disseminando o progresso conquistado por desenvolvedores locais de um país para todo o mundo a fim de promover a meta de padronização.
www.iso.org


MSS: Manufacturers Standardization Society of the Valve and Fittings Industry, Inc., publicação de normas nas áreas de válvulas e acessórios.
www.mss-hq.org


NEMA: National Electrical Manufacturers Association, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica mais de 500 normas sobre a produção e processos de fabricação para as tecnologias que envolvem a geração, transmissão e uso da eletricidade. Com sede próximo a Washington, DC, Estados Unidos, a NEMA tem cerca de 450 empresas-membro e, por meio delas, as normas NEMA afetam mais de 120 bilhões de dólares da produção doméstica dos Estados Unidos. A NEMA também atua como administradora do U.S. TAGs (United States Technical Advisory Group) da ISO / TC 145 (International Organization for Standardization / Technical Committee) e alguns de seus subcomitês.
www.nema.org


NFPA: National Fluid Power Association, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica normas relacionadas às indústrias hidráulica e pneumática. Com sede em Milwaukee, Estados Unidos, as normas NFPA são propagadas por suas 340 empresas-membro, que, embora focadas na região do NAFTA, estão espalhadas por todo o mundo. A NFPA também atua como administradora do U.S. TAGs (United States Technical Advisory Group) da ISO / TC 131 (International Organization for Standardization / Technical Committee) e muitos dos subcomitês para a ISO / TC 131.
www.nppc.org


NSF International, normas para a saúde pública, segurança e meio ambiente da NSF International, incluindo normas aprovadas como Normas Americanas Nacionais.
www.nsf.org


PMI: Project Management Institute, com mais de 240.000 membros em mais de 160 países, o PMI é a principal associação para a profissão de gerenciamento de projetos. O PMI está ativamente engajado na defesa da profissão, estabelecendo normas profissionais, conduzindo pesquisas e fornecendo acesso a uma riqueza de informações e recursos. O PMI também promove carreira e desenvolvimento profissional e oferece certificação, networking e oportunidades de envolvimento em comunidade. Por mais de 36 anos, o PMI tem avançado as carreiras de profissionais que tornaram o gerenciamento de projetos indispensável para alcançar resultados de negócios.
www.pmi.org


SAE International, fundada como Society of Automotive Engineers, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica normas utilizadas para a indústria aeroespacial, automotiva e de veículos comerciais. Com sede próxima a Pittsburgh, Estados Unidos, as normas SAE são autorizados, revisadas e mantidas por mais de 9.000 engenheiros e outros profissionais e são usadas por 120 mil membros localizados em todo o mundo. A SAE também atua como administradora de TAGs dos EUA (United States Technical Advisory Group) das ISOs/CTs 20, 22, 70, 127 e 195 (International Organization for Standardization / Technical Committee) e a ISO / PC 247 (Project Committee), e para muitos subcomitês e grupos de trabalho, totalizando 60 postos administrativos.
www.sae.org